Nefropatia diabética (doença renal)

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Nefropatia diabética (doença renal)

visão geral

A nefropatia diabética é uma complicação grave do diabetes tipo 1 e do diabetes tipo 2. Também é chamada de doença renal diabética. Nos Estados Unidos, aproximadamente 1 em cada 3 diabéticos sofre de nefropatia diabética.

A nefropatia diabética afeta a capacidade dos rins de realizar seu trabalho normal de remoção de resíduos e excesso de líquidos do corpo. A melhor maneira de prevenir ou retardar a nefropatia diabética é manter um estilo de vida saudável e controlar adequadamente o diabetes e a hipertensão.

Ao longo de muitos anos, a condição danifica lentamente o delicado sistema de filtragem dos rins. O tratamento precoce pode prevenir ou retardar a progressão da doença e reduzir a probabilidade de complicações.

A doença renal pode progredir para insuficiência renal, também conhecida como doença renal terminal. A insuficiência renal é uma condição com risco de vida. As opções de tratamento nesta fase incluem diálise ou transplante de rim.

Como funcionam os rins

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Uma das tarefas mais importantes dos rins é purificar o sangue. À medida que o sangue se move pelo corpo, ele coleta fluidos, produtos químicos e resíduos extras. Os rins separam esse material do sangue. É excretado do corpo na urina. Se os rins não conseguirem fazer isso e a condição não for tratada, ocorrerão sérios problemas de saúde e eventual morte.

Sintomas

Nos estágios iniciais da nefropatia diabética, você provavelmente não notaria nenhum sinal ou sintoma. Em fases posteriores, os sinais e sintomas podem incluir:

  • Verschlechterung der Blutdruckkontrolle
  • Eiweiß im Urin
  • Schwellung von Füßen, Knöcheln, Händen oder Augen
  • Erhöhter Harndrang
  • Reduzierter Bedarf an Insulin oder Diabetes-Medikamenten
  • Verwirrtheit oder Konzentrationsschwierigkeiten
  • Kurzatmigkeit
  • Appetitverlust
  • Übelkeit und Erbrechen
  • Anhaltender Juckreiz
  • Ermüdung

Quando ir ao médico?

Marque uma consulta com seu médico se tiver quaisquer sinais ou sintomas de doença renal. Se você vive com diabetes, visite seu médico anualmente – ou conforme recomendado – para exames que medem a função renal.

Causas

A nefropatia diabética ocorre quando o diabetes danifica os vasos sanguíneos e outras células dos rins.

Como funcionam os rins

Rim saudável vs. rim doente

Eine gesunde Niere und eine kranke Niere

Um rim típico tem cerca de 1 milhão de unidades filtrantes. Cada unidade, chamada glomérulo, está conectada a um túbulo que coleta a urina. Condições como pressão alta e diabetes afetam a função renal, danificando essas unidades de filtragem e coletando túbulos, causando cicatrizes.

Seção transversal renal

Nierenquerschnitt

Os rins removem os resíduos e o excesso de líquido do sangue por meio de unidades de filtragem chamadas néfrons. Cada néfron contém um filtro (glomérulo) que possui uma rede de minúsculos vasos sanguíneos chamados capilares. Quando o sangue flui para um glomérulo, moléculas minúsculas – água, minerais e nutrientes essenciais e produtos residuais – passam pelas paredes capilares. Moléculas grandes, como proteínas e glóbulos vermelhos, não. A solução filtrada passa então para outra parte do néfron chamada túbulo. A água, os nutrientes e os minerais que seu corpo necessita são devolvidos à corrente sanguínea. O excesso de água e resíduos transforma-se em urina, que flui para a bexiga.

Seus rins contêm milhões de pequenas coleções de vasos sanguíneos (glomérulos) que filtram os resíduos do sangue. Danos graves a esses vasos sanguíneos podem causar nefropatia diabética, redução da função renal e insuficiência renal.

Causas da nefropatia diabética

A nefropatia diabética é uma complicação comum do diabetes tipo 1 e tipo 2.

Com o tempo, o diabetes mal controlado pode danificar conjuntos de vasos sanguíneos nos rins, que filtram os resíduos do sangue. Isso pode causar danos renais e hipertensão.

A hipertensão arterial pode causar mais danos aos rins, aumentando a pressão no delicado sistema de filtragem dos rins.

Fatores de risco

Se você vive com diabetes, os fatores que podem aumentar o risco de nefropatia diabética incluem:

  • Unkontrollierter hoher Blutzucker (Hyperglykämie)
  • Unkontrollierter Bluthochdruck (Hypertonie)
  • Raucher sein
  • Hoher Cholesterinspiegel im Blut
  • Fettleibigkeit
  • Eine Familiengeschichte von Diabetes und Nierenerkrankungen

Complicações

As complicações da nefropatia diabética podem desenvolver-se gradualmente ao longo de meses ou anos. Isso pode incluir:

  • Flüssigkeitsretention, die zu Schwellungen in Armen und Beinen, Bluthochdruck oder Flüssigkeit in der Lunge (Lungenödem) führen kann
  • Ein Anstieg des Kaliumspiegels in Ihrem Blut (Hyperkaliämie)
  • Erkrankungen des Herzens und der Blutgefäße (Herz-Kreislauf-Erkrankungen), die zu einem Schlaganfall führen können
  • Schädigung der Blutgefäße des lichtempfindlichen Gewebes im Augenhintergrund (diabetische Retinopathie)
  • Verringerte Anzahl roter Blutkörperchen für den Sauerstofftransport (Anämie)
  • Wunde Füße, erektile Dysfunktion, Durchfall und andere Probleme im Zusammenhang mit beschädigten Nerven und Blutgefäßen
  • Knochen- und Mineralstoffstörungen aufgrund der Unfähigkeit der Nieren, das richtige Gleichgewicht von Kalzium und Phosphor im Blut aufrechtzuerhalten
  • Schwangerschaftskomplikationen, die Risiken für die Mutter und den sich entwickelnden Fötus bergen
  • Irreversible Schädigung Ihrer Nieren (Endstadium einer Nierenerkrankung), die schließlich entweder eine Dialyse oder eine Nierentransplantation zum Überleben erfordert

prevenção

Para reduzir o risco de desenvolver nefropatia diabética:

  • Halten Sie regelmäßige Termine für das Diabetes-Management ein. Halten Sie jährliche Termine ein – oder häufigere Termine, wenn dies von Ihrem Gesundheitsteam empfohlen wird – um zu überwachen, wie gut Sie mit Ihrem Diabetes umgehen, und um nach diabetischer Nephropathie und anderen Komplikationen zu suchen.
  • Behandeln Sie Ihren Diabetes. Mit einer wirksamen Behandlung von Diabetes können Sie eine diabetische Nephropathie verhindern oder verzögern.
  • Verwalten Sie Bluthochdruck oder andere Erkrankungen. Wenn Sie Bluthochdruck oder andere Erkrankungen haben, die Ihr Risiko für eine Nierenerkrankung erhöhen, arbeiten Sie mit Ihrem Arzt zusammen, um diese zu kontrollieren.
  • Befolgen Sie die Anweisungen zu rezeptfreien Medikamenten. Befolgen Sie die Anweisungen auf den Packungen von nicht verschreibungspflichtigen Schmerzmitteln wie Aspirin und nichtsteroidalen entzündungshemmenden Medikamenten wie Naproxen (Aleve) und Ibuprofen (Advil, Motrin IB, andere). Bei Menschen mit diabetischer Nephropathie kann die Einnahme dieser Art von Schmerzmitteln zu Nierenschäden führen.
  • Ein gesundes Gewicht beibehalten. Wenn Sie ein gesundes Gewicht haben, arbeiten Sie daran, es zu halten, indem Sie an den meisten Tagen der Woche körperlich aktiv sind. Wenn Sie abnehmen müssen, sprechen Sie mit Ihrem Arzt über Strategien zur Gewichtsabnahme, wie z. B. die Steigerung der täglichen körperlichen Aktivität und die Aufnahme von weniger Kalorien.
  • Nicht rauchen. Zigarettenrauchen kann Ihre Nieren schädigen und bestehende Nierenschäden verschlimmern. Wenn Sie Raucher sind, sprechen Sie mit Ihrem Arzt über Strategien zur Raucherentwöhnung. Selbsthilfegruppen, Beratung und einige Medikamente können Ihnen helfen, damit aufzuhören.

Tratamento da nefropatia diabética (doença renal)

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