Macrossomia fetal
Macrossomia fetal
visão geral
O termo “macrossomia fetal” é usado para descrever um recém-nascido muito maior que a média.
Um bebê com diagnóstico de macrossomia fetal pesa mais de 8 libras e 13 onças (4.000 gramas), independentemente da idade gestacional. Cerca de 9% dos bebês em todo o mundo pesam mais de 8 libras e 13 onças.
Os riscos associados à macrossomia fetal aumentam acentuadamente quando o peso ao nascer é superior a 9 libras e 15 onças (4.500 gramas).
A macrossomia fetal pode complicar o parto vaginal e colocar o bebê em risco de lesões durante o parto. A macrossomia fetal também aumenta o risco de problemas de saúde do bebê após o nascimento.
Sintomas
altura da base
			
altura da base
A altura do fundo é a distância do osso púbico ao topo do útero, medida em centímetros. Após 24 semanas de gravidez, a altura do fundo geralmente corresponde ao número de semanas de gravidez.
Polidrâmnio
			
Polidrâmnio
O polidrâmnio ocorre quando quantidades excessivas de líquido amniótico se acumulam no útero durante a gravidez. Os casos leves de polidrâmnio podem desaparecer por conta própria. Casos graves podem exigir tratamento.
A macrossomia fetal pode ser difícil de detectar e diagnosticar durante a gravidez. Os sinais e sintomas incluem:
- Große Fundhöhe. Bei vorgeburtlichen Besuchen misst Ihr Arzt möglicherweise Ihre Fundushöhe – den Abstand von der Spitze Ihrer Gebärmutter bis zu Ihrem Schambein. Eine größer als erwartete Fundushöhe könnte ein Zeichen für fetale Makrosomie sein.
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Excesso de líquido amniótico (polidrâmnio).Excesso de líquido amniótico – o líquido que envolve e protege o bebê durante a gravidez – pode ser um sinal de que seu bebê é maior que a média. A quantidade de líquido amniótico reflete a produção de urina do seu bebê, e um bebê maior produz mais urina. Algumas condições que fazem com que o bebê cresça também podem aumentar a produção de urina. 
Causas
Fatores genéticos e condições maternas, como obesidade ou diabetes, podem causar macrossomia fetal. Raramente, um bebê tem uma doença que faz com que ele cresça mais rápido e maior.
Às vezes não se sabe o que faz com que um bebê seja maior que a média.
Fatores de risco
Muitos fatores podem aumentar o risco de macrossomia fetal – alguns você pode controlar, outros não.
Por exemplo:
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Diabetes materno.A macrossomia fetal é mais provável se você teve diabetes antes da gravidez (diabetes pré-gestacional) ou se desenvolveu diabetes durante a gravidez (diabetes gestacional). Se a sua diabetes não estiver bem controlada, é provável que o seu bebé tenha ombros maiores e mais gordura corporal do que um bebé cuja mãe não tem diabetes. 
- Eine Geschichte der fetalen Makrosomie. Wenn Sie zuvor ein großes Baby zur Welt gebracht haben, besteht ein erhöhtes Risiko, ein weiteres großes Baby zu bekommen. Auch wenn Sie bei der Geburt mehr als 8 Pfund, 13 Unzen wogen, ist es wahrscheinlicher, dass Sie ein großes Baby bekommen.
- Fettleibigkeit der Mutter. Fötale Makrosomie ist wahrscheinlicher, wenn Sie fettleibig sind.
- Übermäßige Gewichtszunahme während der Schwangerschaft. Eine zu starke Gewichtszunahme während der Schwangerschaft erhöht das Risiko einer fetalen Makrosomie.
- Frühere Schwangerschaften. Das Risiko einer fetalen Makrosomie steigt mit jeder Schwangerschaft. Bis zur fünften Schwangerschaft erhöht sich das durchschnittliche Geburtsgewicht für jede nachfolgende Schwangerschaft typischerweise um bis zu etwa 4 Unzen (113 Gramm).
- Einen Jungen haben. Männliche Säuglinge wiegen in der Regel etwas mehr als weibliche Säuglinge. Die meisten Babys, die mehr als 4.500 Gramm wiegen, sind männlich.
- Überfällige Schwangerschaft. Wenn Ihre Schwangerschaft mehr als zwei Wochen nach dem Geburtstermin andauert, besteht für Ihr Baby ein erhöhtes Risiko für fetale Makrosomie.
- Alter der Mutter. Bei Frauen über 35 ist die Wahrscheinlichkeit höher, dass ein Baby mit fetaler Makrosomie diagnostiziert wird.
É mais provável que a macrossomia fetal seja resultado de diabetes materno, obesidade ou ganho de peso durante a gravidez do que outras causas. Se esses fatores de risco não estiverem presentes e houver suspeita de macrossomia fetal, é possível que seu bebê tenha uma condição rara que afete o crescimento fetal.
Se houver suspeita de uma condição rara, seu médico poderá recomendar testes de diagnóstico pré-natal e possivelmente uma visita a um conselheiro genético, dependendo dos resultados do teste.
Complicações
A macrossomia fetal representa riscos para a saúde de você e do seu bebê - tanto durante a gravidez quanto após o nascimento.
Riscos maternos
As possíveis complicações maternas da macrossomia fetal podem incluir:
- Arbeitsprobleme. Fetale Makrosomie kann dazu führen, dass ein Baby im Geburtskanal eingeklemmt wird (Schulterdystokie), Geburtsverletzungen erleidet oder die Verwendung einer Zange oder eines Vakuumgeräts während der Entbindung erfordert (operative vaginale Entbindung). Manchmal ist ein Kaiserschnitt erforderlich.
- Verletzungen des Genitaltrakts. Während der Geburt kann eine fetale Makrosomie dazu führen, dass ein Baby den Geburtskanal verletzt – beispielsweise durch Zerreißen des Vaginalgewebes und der Muskeln zwischen Vagina und Anus (Dammmuskulatur).
- Blutungen nach der Geburt. Fetale Makrosomie erhöht das Risiko, dass sich Ihre Uterusmuskulatur nach der Geburt nicht richtig zusammenzieht (Uterusatonie). Dies kann zu potenziell schweren Blutungen nach der Entbindung führen.
- Uterusruptur. Wenn Sie zuvor einen Kaiserschnitt oder eine größere Gebärmutteroperation hatten, erhöht die fetale Makrosomie das Risiko einer Gebärmutterruptur während der Wehen – eine seltene, aber schwerwiegende Komplikation, bei der die Gebärmutter entlang der Narbenlinie vom Kaiserschnitt oder einer anderen Gebärmutteroperation aufreißt . Ein Notkaiserschnitt ist erforderlich, um lebensbedrohliche Komplikationen zu vermeiden.
Riscos para recém-nascidos e crianças
As possíveis complicações da macrossomia fetal para o seu bebê podem incluir:
- Niedriger als der normale Blutzuckerspiegel. Ein Baby, bei dem fetale Makrosomie diagnostiziert wurde, wird mit größerer Wahrscheinlichkeit mit einem Blutzuckerspiegel geboren, der niedriger als normal ist.
- Kindheitsfettleibigkeit. Untersuchungen deuten darauf hin, dass das Risiko für Fettleibigkeit bei Kindern mit zunehmendem Geburtsgewicht steigt.
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Síndrome metabólica.Se o seu bebê for diagnosticado com macrossomia fetal, ele corre o risco de desenvolver síndrome metabólica na infância. A síndrome metabólica é um conjunto de condições – pressão arterial elevada, níveis elevados de açúcar no sangue, excesso de gordura corporal ao redor da cintura e níveis anormais de colesterol – que ocorrem juntas e aumentam o risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes. 
Mais pesquisas são necessárias para determinar se esses efeitos podem aumentar o risco de diabetes, obesidade e doenças cardíacas em adultos.
prevenção
Talvez você não consiga prevenir a macrossomia fetal, mas pode promover uma gravidez saudável. A pesquisa mostra que o exercício durante a gravidez e uma dieta com baixo índice glicêmico podem reduzir o risco de macrossomia.
Por exemplo:
- Vereinbaren Sie einen Vorabtermin. Wenn Sie eine Schwangerschaft in Betracht ziehen, sprechen Sie mit Ihrem Arzt. Wenn Sie fettleibig sind, werden Sie möglicherweise auch an einen anderen Gesundheitsdienstleister überwiesen – z. B. einen registrierten Ernährungsberater oder einen Spezialisten für Fettleibigkeit – der Ihnen helfen kann, vor der Schwangerschaft ein gesundes Gewicht zu erreichen.
- Überwachen Sie Ihr Gewicht. Eine gesunde Gewichtszunahme während der Schwangerschaft – oft 25 bis 35 Pfund (etwa 11 bis 16 Kilogramm), wenn Sie ein normales Gewicht vor der Schwangerschaft haben – unterstützt das Wachstum und die Entwicklung Ihres Babys. Frauen, die mehr wiegen, wenn sie schwanger werden, haben eine geringere empfohlene Schwangerschaftsgewichtszunahme. Arbeiten Sie mit Ihrem Arzt zusammen, um herauszufinden, was für Sie richtig ist.
- Diabetes verwalten. Wenn Sie vor der Schwangerschaft Diabetes hatten oder Schwangerschaftsdiabetes entwickeln, arbeiten Sie mit Ihrem Arzt zusammen, um den Zustand zu behandeln. Die Kontrolle Ihres Blutzuckerspiegels ist der beste Weg, um Komplikationen, einschließlich fetaler Makrosomie, vorzubeugen.
- Aktiv sein. Befolgen Sie die Empfehlungen Ihres Gesundheitsdienstleisters für körperliche Aktivität.
Fontes:
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