Glioma

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Glioma

visão geral

Glioma

Gliom

Os gliomas começam nas células de suporte pegajosas (células gliais) que circundam as células nervosas do cérebro.

Células malignas de glioma

Bösartige Gliomzellen

Células de glioblastoma multiforme (tumor cerebral maligno). As células têm formas irregulares com dedos que podem se espalhar pelo cérebro.

Glioma é um tipo de tumor que ocorre no cérebro e na medula espinhal. Os gliomas começam nas células pegajosas de suporte (células gliais) que circundam as células nervosas e as ajudam a funcionar.

Três tipos de células gliais podem produzir tumores. Os gliomas são classificados de acordo com o tipo de células gliais envolvidas no tumor, bem como com as características genéticas do tumor, o que pode ajudar a prever como o tumor se comportará ao longo do tempo e quais tratamentos têm maior probabilidade de funcionar.

Os tipos de glioma incluem:

  • Astrozytome, einschließlich Astrozytom, anaplastisches Astrozytom und Glioblastom
  • Ependymome, einschließlich anaplastisches Ependymom, myxopapilläres Ependymom und Subependymom
  • Oligodendrogliome, einschließlich Oligodendrogliom, anaplastisches Oligodendrogliom und anaplastisches Oligoastrozytom

Um glioma pode afetar a função cerebral e, dependendo da localização e da taxa de crescimento, pode ser fatal.

Os gliomas são um dos tipos mais comuns de tumores cerebrais primários.

O tipo de glioma que você tem ajuda a determinar seu tratamento e prognóstico. Em geral, as opções de tratamento para o glioma incluem cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapias direcionadas e ensaios clínicos experimentais.

Tipos

  1. Astrocitoma

  2. Ependimoma

  3. Glioblastoma

  4. Oligodendroglioma

Sintomas

Os sintomas de um glioma variam dependendo do tipo de tumor, bem como do tamanho, localização e taxa de crescimento do tumor.

Os sinais e sintomas comuns de gliomas incluem:

  • Kopfschmerzen
  • Übelkeit oder Erbrechen
  • Verwirrung oder eine Abnahme der Gehirnfunktion
  • Gedächtnisverlust
  • Persönlichkeitsveränderungen oder Reizbarkeit
  • Schwierigkeiten mit dem Gleichgewicht
  • Harninkontinenz
  • Sehprobleme wie verschwommenes Sehen, Doppeltsehen oder Verlust des peripheren Sehens
  • Sprachschwierigkeiten
  • Krampfanfälle, besonders bei jemandem ohne Krampfanfälle in der Vorgeschichte

Quando ir ao médico?

Marque uma consulta com seu médico se tiver sinais e sintomas típicos de glioma.

Causas

Tal como acontece com a maioria dos tumores cerebrais primários, a causa exata dos gliomas não é conhecida. Mas existem alguns fatores que podem aumentar o risco de tumor cerebral.

Fatores de risco

Tal como acontece com a maioria dos tumores cerebrais primários, a causa exata dos gliomas não é conhecida. Mas existem alguns fatores que podem aumentar o risco de tumor cerebral. Os fatores de risco incluem:

  • Ihr Alter. Ihr Risiko für einen Hirntumor steigt mit zunehmendem Alter. Gliome treten am häufigsten bei Erwachsenen im Alter zwischen 45 und 65 Jahren auf. Ein Hirntumor kann jedoch in jedem Alter auftreten. Bestimmte Arten von Gliomen, wie Ependymome und pilozytische Astrozytome, treten häufiger bei Kindern und jungen Erwachsenen auf.
  • Exposição à radiação.Pessoas que foram expostas a um tipo de radiação chamada radiação ionizante correm maior risco de desenvolver tumor cerebral. Exemplos de radiação ionizante incluem radioterapia usada para tratar câncer e exposição à radiação causada por bombas atômicas.

    Formas mais comuns de radiação, como campos eletromagnéticos de linhas de energia e radiação de radiofrequência de fornos de micro-ondas, não aumentam o risco de glioma.

    Não está claro se o uso do telefone celular aumenta o risco de tumores cerebrais. Alguns estudos encontraram uma possível ligação entre o uso do telefone celular e um tipo de tumor cerebral chamado neuroma acústico. Muitos outros estudos não encontraram nenhuma conexão. Como os telefones celulares são um fator relativamente novo, são necessárias mais pesquisas de longo prazo para compreender o impacto potencial no risco de câncer. Por enquanto, se você está preocupado com a possível ligação entre telefones celulares e câncer, os especialistas recomendam limitar sua exposição usando um alto-falante ou viva-voz que mantenha o próprio telefone celular longe de sua cabeça.

  • Familiengeschichte von Gliom. Es ist selten, dass Gliom in Familien auftritt. Aber eine Familienanamnese mit Gliom kann das Risiko, es zu entwickeln, verdoppeln. Einige Gene wurden schwach mit Gliomen in Verbindung gebracht, aber es sind weitere Studien erforderlich, um eine Verbindung zwischen diesen genetischen Variationen und Hirntumoren zu bestätigen.

Cuidados com gliomas

Fontes:

  1. Gewinnen Sie RH. Radiologische Merkmale von Tumoren des zentralen Nervensystems. In: Youmans und Winn Neurologische Chirurgie. 7. Aufl. Philadelphia, Pennsylvania: Elsevier; 2017. https://www.clinicalkey.com.
  2. Wong ET, et al. Überblick über die klinischen Merkmale und Diagnose von Hirntumoren bei Erwachsenen. https://www.uptodate.com/contents/search. Abgerufen am 12. März 2018.
  3. Gliome. Merck Manual Professional-Version. http://www.merckmanuals.com/professional/neurological-disorders/intracranial-and-spinal-tumors/gliomas. Abgerufen am 12. März 2018.
  4. Goldman L. et al., Hrsg. Gliom. In: Goldman-Cecil Medicine. 25. Aufl. Philadelphia, Pennsylvania: Saunders Elsevier; 2016. https://www.clinicalkey.com. Abgerufen am 12. März 2018.
  5. Gewinnen Sie RH. Geringgradige Gliome: Astrozytome, Oligodendrogliome und gemischte Gliome. In: Youmans und Winn Neurologische Chirurgie. 7. Aufl. Philadelphia, Pennsylvania: Elsevier; 2017. https://www.clinicalkey.com.
  6. Überblick über intrakranielle Tumoren. Merck Manual Professional-Version. https://www.merckmanuals.com/professional/neurological-disorders/intracranial-and-spinal-tumors/overview-of-intracranial-tumors. Abgerufen am 12. März 2018.
  7. Michauid D. et al. Risikofaktoren für Hirntumoren. https://www.uptodate.com/contents/search. Abgerufen am 12. März 2018.
  8. Louis DN, et al. Klassifikation und pathologische Diagnose von Gliomen. https://www.uptodate.com/contents/search. Abgerufen am 12. März 2018.
  9. Gliom. American Brain Tumor Association. http://www.abta.org/secure/glioblastoma-brochure.pdf. Abgerufen am 27. Mai 2018.
  10. Physiotherapie. American Brain Tumor Association. http://www.abta.org/brain-tumor-treatment/continuum-of-care/rehabilitation-options/physical-therapy.html. Abgerufen am 12. März 2018.
  11. Krebserkrankungen des zentralen Nervensystems. Fort Washington, Pa.: Nationales umfassendes Krebsnetzwerk. http://www.nccn.org/professionals/physician_gls/f_guidelines.asp. Abgerufen am 12. März 2018.
  12. Risikofaktoren für Hirn- und Rückenmarkstumoren. Amerikanische Krebs Gesellschaft. https://www.cancer.org/cancer/brain-spinal-cord-tumors-adults/causes-risks-prevention/risk-factors.html. Abgerufen am 12. März 2018.
  13. Mikrowellen, Radiowellen und andere Arten von Hochfrequenzstrahlung. Amerikanische Krebs Gesellschaft. https://www.cancer.org/cancer/cancer-causes/radiation-exposure/radiofrequency-radiation.html. Abgerufen am 12. März 2018.
  14. Strahlentherapie bei erwachsenen Hirn- und Rückenmarkstumoren. Amerikanische Krebs Gesellschaft. https://www.cancer.org/cancer/brain-spinal-cord-tumors-adults/treating/radiation-therapy.html. Abgerufen am 12. März 2018.
  15. Louis DN, et al. Die Klassifikation der Tumoren des zentralen Nervensystems 2016 der Weltgesundheitsorganisation: Eine Zusammenfassung. Acta Neuropathol. 2016;131:803.
  16. Novocure. US Food & Drug Administration. https://www.accessdata.fda.gov/cdrh_docs/pdf10/P100034S013d.pdf. Abgerufen am 12. März 2018.
  17. Riggin EA. Allscripts EPSi. Mayo Clinic, Rochester, Minnesota, 12. März 2018.
  18. Chen CC, et al. Stereotaktische kraniale Radiochirurgie. https://www.uptodate.com/contents/search. Abgerufen am 12. März 2018.
  19. Porter AB (Gutachten). Mayo Clinic, Rochester, Minnesota, 7. Mai 2018.
  20. Mayo-Klinik. US News & World Report. http://health.usnews.com/best-hospitals/area/mn/mayo-clinic-6610451/pulmonology. Abgerufen am 12. März 2018.
  21. Sporen im Gehirn. Nationales Krebs Institut. https://trp.cancer.gov/spores/brain.htm. Abgerufen am 20. Mai 2018.
  22. Stupp R. et al. Hochgradiges malignes Gliom: ESMO-Leitlinien für die klinische Praxis für Diagnose, Behandlung und Nachsorge. Annalen der Onkologie. 2010;21:v190. http://annonc.oxfordjournals.org/content/21/suppl_5/v190.full.pdf+html. Abgerufen am 4. November 2014.
  23. Taylor L. Diagnose, Behandlung und Prognose von Gliom: Fünf neue Dinge. Neurologie: Klinische Praxis. 2010:S28. http://www.neurology.org/content/75/18_Supplement_1/S28.full. Abgerufen am 4. November 2014.
  24. Omuro A. et al. Glioblastom und andere bösartige Gliome: Eine klinische Überprüfung. Zeitschrift der American Medical Association. 2013;310:1842. http://jama.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=1764056. Abgerufen am 4. November 2014.
  25. Was Sie über Hirntumore wissen müssen. Nationales Krebs Institut. http://www.cancer.gov/cancertopics/wyntk/brain.pdf. Abgerufen am 6. November 2014.
  26. Armstrong TS, et al. Anwendung komplementärer und alternativmedizinischer Therapien bei Patienten mit primären Hirntumoren. Aktuelle neurologische und neurowissenschaftliche Berichte. 2008;8:264.
  1. Astrocitoma

  2. Ependimoma

  3. Glioblastoma

  4. Oligodendroglioma