Linfoma não-Hodgkin
Linfoma não-Hodgkin
visão geral
Partes do sistema imunológico

Partes do sistema imunológico
O sistema linfático faz parte do sistema imunológico do corpo, que protege contra infecções e doenças. O sistema linfático inclui baço, timo, gânglios linfáticos e ductos linfáticos, bem como amígdalas e adenóides.
O linfoma não-Hodgkin é um tipo de câncer que começa no sistema linfático, que faz parte do sistema imunológico de combate aos germes do corpo. No linfoma não-Hodgkin, os glóbulos brancos chamados linfócitos crescem de forma anormal e podem formar protuberâncias (tumores) por todo o corpo.
O linfoma não-Hodgkin é uma categoria geral de linfomas. Existem muitos subtipos que se enquadram nesta categoria. O linfoma difuso de grandes células B e o linfoma folicular estão entre os subtipos mais comuns. A outra categoria geral de linfoma é o linfoma de Hodgkin.
Os avanços no diagnóstico e tratamento do linfoma não-Hodgkin ajudaram a melhorar o prognóstico das pessoas com a doença.
Tipos
-
Leucemia linfocítica crônica
-
Linfoma cutâneo de células B
-
Linfoma cutâneo de células T
-
Linfoma folicular
-
Macroglobulinemia de Waldenstrom
Sintomas
Linfonodos inchados

Linfonodos inchados
Um dos locais mais comuns para encontrar gânglios linfáticos inchados é o pescoço. A inserção mostra três gânglios linfáticos inchados abaixo da mandíbula.
Os sinais e sintomas do linfoma não-Hodgkin podem incluir:
- Geschwollene Lymphknoten im Nacken, in den Achselhöhlen oder in der Leistengegend
- Bauchschmerzen oder Schwellungen
- Schmerzen in der Brust, Husten oder Atembeschwerden
- Anhaltende Müdigkeit
- Fieber
- Nachtschweiß
- Unerklärlicher Gewichtsverlust
Quando ir ao médico?
Marque uma consulta com seu médico se tiver sinais e sintomas persistentes que o preocupem.
Causas
Aglomerado de linfonodos

Aglomerado de linfonodos
Os gânglios linfáticos são coleções de linfócitos do tamanho de um feijão. Centenas desses nódulos se aglomeram em todo o sistema linfático, por exemplo, perto do joelho, virilha, pescoço e axilas. Os nós são conectados por uma rede de vasos linfáticos.
Na maioria dos casos, os médicos não sabem o que causa o linfoma não-Hodgkin. Começa quando seu corpo produz muitos linfócitos anormais, que são um tipo de glóbulo branco.
Normalmente, os linfócitos passam por um ciclo de vida previsível. Os linfócitos antigos morrem e seu corpo cria novos para substituí-los. Com o linfoma não-Hodgkin, seus linfócitos não morrem e seu corpo cria novos continuamente. Essa superabundância de linfócitos se aglomera nos gânglios linfáticos e faz com que eles inchem.
Células B e células T
O linfoma não-Hodgkin começa mais comumente em:
- B-Zellen. B-Zellen sind eine Art von Lymphozyten, die Infektionen bekämpfen, indem sie Antikörper produzieren, um fremde Eindringlinge zu neutralisieren. Die meisten Non-Hodgkin-Lymphome gehen von B-Zellen aus. Zu den Subtypen des Non-Hodgkin-Lymphoms, an denen B-Zellen beteiligt sind, gehören das diffuse großzellige B-Zell-Lymphom, das follikuläre Lymphom, das Mantelzell-Lymphom und das Burkitt-Lymphom.
- T-Zellen. T-Zellen sind eine Art von Lymphozyten, die an der direkten Tötung fremder Eindringlinge beteiligt sind. Das Non-Hodgkin-Lymphom tritt viel seltener in T-Zellen auf. Zu den Subtypen des Non-Hodgkin-Lymphoms, an denen T-Zellen beteiligt sind, gehören das periphere T-Zell-Lymphom und das kutane T-Zell-Lymphom.
Se o seu linfoma não-Hodgkin vem das células B ou T, ajuda a determinar suas opções de tratamento.
Onde ocorre o linfoma não-Hodgkin
O linfoma não-Hodgkin geralmente envolve a presença de linfócitos cancerígenos nos gânglios linfáticos. Mas a doença também pode se espalhar para outras partes do sistema linfático. Estes incluem os vasos linfáticos, amígdalas, adenóides, baço, timo e medula óssea. Ocasionalmente, o linfoma não-Hodgkin afeta órgãos fora do sistema linfático.
Fatores de risco
A maioria das pessoas diagnosticadas com linfoma não-Hodgkin não apresenta fatores de risco óbvios. E muitas pessoas que apresentam fatores de risco para a doença nunca a desenvolvem.
Alguns fatores que podem aumentar o risco de linfoma não-Hodgkin incluem:
- Medikamente, die Ihr Immunsystem unterdrücken. Wenn Sie eine Organtransplantation hatten und Arzneimittel einnehmen, die Ihr Immunsystem kontrollieren, haben Sie möglicherweise ein erhöhtes Risiko für ein Non-Hodgkin-Lymphom.
- Infektion mit bestimmten Viren und Bakterien. Bestimmte virale und bakterielle Infektionen scheinen das Risiko eines Non-Hodgkin-Lymphoms zu erhöhen. Zu den Viren, die mit dieser Art von Krebs in Verbindung gebracht werden, gehören HIV und die Epstein-Barr-Infektion. Zu den Bakterien, die mit dem Non-Hodgkin-Lymphom in Verbindung gebracht werden, gehört der geschwürverursachende Helicobacter pylori.
- Chemikalien. Bestimmte Chemikalien, wie sie zum Abtöten von Insekten und Unkräutern verwendet werden, können Ihr Risiko für die Entwicklung eines Non-Hodgkin-Lymphoms erhöhen. Weitere Forschung ist erforderlich, um die mögliche Verbindung zwischen Pestiziden und der Entwicklung des Non-Hodgkin-Lymphoms zu verstehen.
- Älteres Alter. Non-Hodgkin-Lymphom kann in jedem Alter auftreten, aber das Risiko steigt mit dem Alter. Es ist am häufigsten bei Menschen über 60.
Tratamento do linfoma não-Hodgkin
Fontes:
- Fragen Sie MayoExpert. Diffuses großzelliges B-Zell-Lymphom (Erwachsener). Mayo-Klinik; 2018.
- B-Zell-Lymphome. Nationales umfassendes Krebsnetzwerk. https://www.nccn.org/professionals/physician_gls/default.aspx. Abgerufen am 5. Februar 2021.
- T-Zell-Lymphome. Nationales umfassendes Krebsnetzwerk. https://www.nccn.org/professionals/physician_gls/default.aspx. Abgerufen am 5. Februar 2021.
- Hoffmann R. et al. Diagnose und Behandlung des diffusen großzelligen B-Zell-Lymphoms und des Burkitt-Lymphoms. In: Hämatologie: Grundlagen und Praxis. 7. Aufl. Elsevier; 2018. https://www.clinicalkey.com. Abgerufen am 5. Februar 2021.
- Lymphom – Non-Hodgkin. Krebs.Net. https://www.cancer.net/cancer-types/41246/view-all. Abgerufen am 11. Februar 2021.
- Laurent C. et al. Auswirkungen der pathologischen Überprüfung der Lymphomdiagnose durch Experten: Studie von Patienten des französischen Lymphopath-Netzwerks. Zeitschrift für klinische Onkologie. 2017; doi:10.1200/JCO.2016.71.2083.
- Notfallmanagement. Nationales umfassendes Krebsnetzwerk. https://www.nccn.org/professionals/physician_gls/default.aspx. Abgerufen am 11. Februar 2021.
- Nowakowski GS, et al. Integration der Präzisionsmedizin durch Bewertung der Behandlungsplanung mit Ursprungszellen für diffuses großzelliges B-Zell-Lymphom. Tagebuch Blutkrebs. 2019; doi:10.1038/s41408-019-0208-6.
- Lymphom-Sporen. Nationales Krebs Institut. https://trp.cancer.gov/spores/lymphoma.htm. Abgerufen am 11. Februar 2021.
- Warner KJ. Allscripts EPSi. Mayo-Klinik. 7. Januar 2021.
- Mitgliedsinstitute. Allianz für klinische Studien in der Onkologie. https://www.allianceforclinicaltrialsinoncology.org/main/public/standard.xhtml?path=%2FPublic%2FInstitutions. Abgerufen am 11. Februar 2021.
- Listen der Mitgliedsinstitutionen. NRG Onkologie. https://www.nrgoncology.org/About-Us/Membership/Member-Institution-Lists. Abgerufen am 11. Februar 2021.
- Pruthi RK (Gutachten). Mayo-Klinik. 22. Februar 2021.
-
Leucemia linfocítica crônica
-
Linfoma cutâneo de células B
-
Linfoma cutâneo de células T
-
Linfoma folicular
-
Macroglobulinemia de Waldenstrom