Câncer de mama recorrente
Câncer de mama recorrente
visão geral
O câncer de mama recorrente é o câncer de mama que reaparece após o tratamento inicial. Embora o tratamento inicial vise eliminar todas as células cancerígenas, algumas podem ter evitado o tratamento e sobrevivido. Estas células cancerígenas não detectadas multiplicam-se e tornam-se cancro da mama recorrente.
O câncer de mama recorrente pode ocorrer meses ou anos após o tratamento inicial. O câncer pode voltar no mesmo local que o câncer original (recorrência local) ou se espalhar para outras áreas do corpo (recorrência distante).
Saber que você tem câncer de mama recorrente pode ser mais difícil do que lidar com o diagnóstico inicial. Mas o câncer de mama recorrente é tudo menos desesperador. O tratamento pode eliminar o câncer de mama recorrente local, regional ou distante. Mesmo que a cura não seja possível, o tratamento pode controlar a doença por longos períodos de tempo.
Sintomas
Os sinais e sintomas do câncer de mama recorrente variam dependendo de onde o câncer reaparece.
Recorrência local
Uma recorrência local ocorre quando o câncer volta na mesma área do câncer original.
Se você fez uma mastectomia, o câncer pode voltar no tecido mamário restante. Se você fez uma mastectomia, o câncer pode voltar no tecido que reveste a parede torácica ou na pele.
Os sinais e sintomas de recorrência local na mesma mama podem incluir:
- Ein neuer Knoten in Ihrer Brust oder ein unregelmäßig straffer Bereich
- Veränderungen an der Haut Ihrer Brust
- Hautentzündung oder Rötung
- Mamillensekretion
Os sinais e sintomas de recorrência local na parede torácica após uma mastectomia podem incluir:
- Ein oder mehrere schmerzlose Knötchen auf oder unter der Haut Ihrer Brustwand
- Ein neuer Bereich der Verdickung entlang oder in der Nähe der Mastektomienarbe
Recorrência regional
Uma recorrência regional do câncer de mama significa que o câncer retornou aos gânglios linfáticos próximos.
Os sinais e sintomas de recorrência regional podem incluir um nódulo ou inchaço nos gânglios linfáticos localizados:
- Unter deinem Arm
- In der Nähe Ihres Schlüsselbeins
- In der Rille über Ihrem Schlüsselbein
- In deinem Nacken
Recorrência distante
Uma recorrência distante (metastática) significa que o câncer se moveu para partes distantes do corpo, mais comumente para ossos, fígado e pulmões.
Os sinais e sintomas incluem:
- Anhaltende und sich verschlimmernde Schmerzen, wie Brust-, Rücken- oder Hüftschmerzen
- Anhaltender Husten
- Schwierigkeiten beim Atmen
- Appetitverlust
- Abnehmen ohne zu versuchen
- Starke Kopfschmerzen
- Krampfanfälle
Quando ir ao médico?
Após o término do tratamento do câncer de mama, seu médico provavelmente definirá um cronograma de consultas de acompanhamento para você. Durante as visitas de acompanhamento, seu médico verificará sintomas ou sinais de recorrência do câncer.
Você também pode relatar quaisquer novos sinais ou sintomas ao seu médico. Marque uma consulta com seu médico se notar quaisquer sinais e sintomas persistentes que o preocupem.
Causas
O câncer de mama recorrente ocorre quando as células que faziam parte do câncer de mama original se separam do tumor original e se escondem nas proximidades da mama ou em outra parte do corpo. Mais tarde, essas células começam a crescer novamente.
A quimioterapia, radiação, terapia hormonal ou outro tratamento que você possa ter recebido após o diagnóstico inicial de câncer de mama deve matar todas as células cancerígenas que possam ter permanecido após a cirurgia. Mas por vezes estes tratamentos não são capazes de matar todas as células cancerígenas.
Às vezes, as células cancerígenas podem permanecer inativas durante anos sem causar qualquer dano. Então acontece algo que ativa as células, fazendo com que cresçam e se espalhem para outras partes do corpo. Não está claro por que isso está acontecendo.
Fatores de risco
Para sobreviventes de câncer de mama, os fatores que aumentam o risco de recorrência incluem:
- Beteiligung der Lymphknoten. Wenn Sie zum Zeitpunkt Ihrer ursprünglichen Diagnose Krebs in nahe gelegenen Lymphknoten finden, erhöht sich das Risiko, dass der Krebs erneut auftritt.
- Größere Tumorgröße. Menschen mit größeren Tumoren haben ein höheres Risiko für wiederkehrenden Brustkrebs.
-
Margens tumorais positivas ou estreitas.Durante a cirurgia de câncer de mama, o cirurgião tenta remover o câncer junto com uma pequena quantidade de tecido normal que o rodeia. Um patologista examina as bordas do tecido em busca de células cancerígenas.
Se as margens estiverem livres de câncer ao microscópio, isso é considerado uma margem negativa. Se parte da borda contiver células cancerígenas (margem positiva) ou se a margem entre o tumor e o tecido normal for estreita, o risco de recorrência do câncer de mama aumenta.
- Fehlende Strahlenbehandlung nach einer Lumpektomie. Die meisten Menschen, die sich bei Brustkrebs für eine Lumpektomie (weite lokale Exzision) entscheiden, unterziehen sich einer Bruststrahlentherapie, um das Risiko eines erneuten Auftretens zu verringern. Diejenigen, die sich keiner Strahlentherapie unterziehen, haben ein erhöhtes Risiko für ein lokales Wiederauftreten von Brustkrebs.
- Jüngeres Alter. Jüngere Menschen, insbesondere diejenigen, die zum Zeitpunkt ihrer ursprünglichen Brustkrebsdiagnose unter 35 Jahre alt waren, sind einem höheren Risiko für einen erneuten Brustkrebs ausgesetzt.
- Entzündlicher Brustkrebs. Menschen mit entzündlichem Brustkrebs haben ein höheres Risiko für ein Lokalrezidiv.
- Fehlende endokrine Therapie bei Hormonrezeptor-positivem Brustkrebs. Bei Patienten mit einer bestimmten Art von Brustkrebs kann das Nichterhalten einer endokrinen Therapie das Rückfallrisiko erhöhen.
- Krebszellen mit bestimmten Eigenschaften. Wenn Sie dreifach negativen Brustkrebs hatten, besteht möglicherweise ein erhöhtes Risiko für ein erneutes Auftreten von Brustkrebs. Dreifach negative Brustkrebszellen haben keine Rezeptoren für Östrogen oder Progesteron und sie produzieren nicht zu viel von einem Protein namens HER2.
- Fettleibigkeit. Ein höherer Body-Mass-Index erhöht das Rückfallrisiko.
prevenção
As estratégias que têm sido associadas a um risco reduzido de recorrência do câncer de mama incluem:
- Hormontherapie. Die Einnahme einer Hormontherapie nach Ihrer ersten Behandlung kann das Risiko eines erneuten Auftretens verringern, wenn Sie an Hormonrezeptor-positivem Brustkrebs leiden. Die Hormontherapie kann mindestens fünf Jahre fortgesetzt werden.
- Chemotherapie. Für Menschen mit Brustkrebs, die ein erhöhtes Risiko für ein Wiederauftreten des Krebses haben, hat sich gezeigt, dass eine Chemotherapie die Wahrscheinlichkeit eines Wiederauftretens des Krebses verringert, und diejenigen, die eine Chemotherapie erhalten, leben länger.
- Strahlentherapie. Menschen, die sich einer brusterhaltenden Operation zur Behandlung ihres Brustkrebses unterzogen haben, und Menschen, die einen großen Tumor oder entzündlichen Brustkrebs hatten, haben ein geringeres Risiko, dass der Krebs erneut auftritt, wenn sie mit einer Strahlentherapie behandelt werden.
- Gezielte Therapie. Wenn Ihr Krebs zusätzliches HER2-Protein produziert, können Medikamente, die auf dieses Protein abzielen, dazu beitragen, die Wahrscheinlichkeit eines erneuten Auftretens des Krebses zu verringern.
- Knochenaufbauende Medikamente. Die Einnahme von knochenaufbauenden Arzneimitteln reduziert das Risiko für das Wiederauftreten von Krebs in den Knochen (Knochenmetastasen) bei Personen mit erhöhtem Risiko für das Wiederauftreten von Brustkrebs.
- Ein gesundes Gewicht halten. Die Aufrechterhaltung eines gesunden Gewichts kann dazu beitragen, das Risiko eines erneuten Brustkrebses zu verringern.
- Trainieren. Regelmäßige Bewegung kann das Risiko eines erneuten Auftretens von Brustkrebs verringern.
- Auswahl einer gesunden Ernährung. Konzentrieren Sie sich darauf, viel Gemüse, Obst und Vollkornprodukte in Ihre Ernährung aufzunehmen. Wenn Sie sich entscheiden, Alkohol zu trinken, beschränken Sie sich auf ein Getränk pro Tag.
Tratamento do câncer de mama recorrente
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